6- Os graus do Adjetivo
Observem os seguintes exemplos:
1. Paola è intelligente.
2. Paola è più intelligente di Marcella, intelligente come Luciana, meno intelligente di Chiara.
3. Paola è la più intelligente delle sue compagne di scuola.
4. Paola è intelligentissima.
Analisemo-os juntos:
1. Na primeira frase, se indica uma qualidade de Paola no modo mais simples e generico. Neste caso o adjetivo chama-se: grado positivo.
2. No segundo exemplo se exprime uma comparação entre Paola e outras companheiras dela:
a) Paola è più intelligente di Marcella.
b) Paola è intelligente come Luciana.
c) Paola è meno intelligente di Chiara.
A comparação vem, portanto, sempre entre duas pessoas e estabelece um diálogo de maggioranza (più intelligente di), de uguaglianza (intelligente come), de minoranza (meno intelligente di) entre dois termos (Paola: 1º termo e Marcella, Luciana, Chiara: respectivamente 2º termo)
3. No terceiro exemplo se exprime a qualidade de Paola no grau máximo, no grado superlativo, mas relativamente ao grupo de suas amigas; de fato Paola poderia ser, colocada em confronto com outras amigas, a menos inteligente. (la meno intelligente...)
4. Na quarta frase não se estabelece algum confronto; se afirma simplesmente uma qualidade de Paola no grau máximo, qualidade considerada portanto em modo assoluto.
O aggettivo qualificativo tem, portanto, três graus:
positivo | se exprime simplesmente uma qualidade (leggero, noioso) |
comparativo | se estabelece uma comparação entre duas pessoas, animais ou coisas, que são denominados respectivamente primeiro termo de comparação e segundo termo de comparação. O grau comparativo pode ser de 3 tipos: maggioranza; se a qualidade do 1º é superior à do 2º. uguaglianza; se a qualidade dos dois é igual. minoranza; se a qualidade do 1º é inferior à do 2º |
superlativo | se indica uma qualidade no seu grau máximo. Pode ser de dois tipos: relativo: quando estabelece um confronto entre um termo e todos os outros da mesma espécie; assoluto: quando a qualidade é considerada acima de qualquer confronto. |
* Observações sobre os graus do adjetivo:
O grau comparativo di maggioranza se forma colocando antes do adjetivo o advérbio più e depois a preposição di (simples ou articulada) ou a conjunção che.
Es.: Il cane è più fedele del (che il) gatto.
Giovanni è più astuto che intelligente.
O grau comparativo di uguaglianza se forma pondo o adjetivo entre as particelle correlative "così ... come", "tanto ... quanto", "non meno ... di (che)".
Alberto è | studioso come | Paolo. |
O grau comparativo di minoranza se forma colocando antes do adjetivo o advérbio meno e depois a preposição di (simples ou articulada) ou a conjunção che.
Es.: Il monte Rosa è meno alto del (che il) Monte Bianco.
O grau superlativo assoluto se forma acrescentando o sufixo -ssimo ao masculino plural do adjetivo e concordando em gênero e número com o nome ao qual se refere.
Es.: Il panorama della costa amalfitana è bellissimo.
Quella piazza è bellissima.
O superlativo assoluto pode se formar também de outros modos:
a) colocando antes do adjetivo, de grau positivo, os advérbios: molto, assai, oltremodo, sommamente, estremamente, infinitamente; ou as locuções: quanto mai, oltre ogni dire.
Il nostro professore è | molto indulgente. assai indulgente. oltremodo indulgente. quanto mai indulgente. |
b) colocando antes do adjetivo de grau positivo um outro para reforçar o significado ou repetindo o mesmíssimo adjetivo.
Es.: Sono arrivato a casa bagnato fradicio. (=bagnatissimo)
Camminava lento lento (=lentissimo) lungo il muro.
c) ou acrescentando ao adjetivo os prefixos: arci, ultra, sopra, super, stra.
Es.: Il cavallo tirava un carro stracarico di fieno.
CONTINUA...