Pesquisa personalizada

sábado, 10 de novembro de 2007

Apocope

L'apocope (do grego apocòpto = cortar fora, troncar) indica a retirada de uma vogal ou de uma sílaba independentemente do encontro com outra palavra. é indicada com o apostrofo nos seguintes casos:
1- Nos imperativos:
da' = dai
sta' = stai
ve' = vedi
di' = dici
te' = tieni
gua' = guarda
fa' = fai
to' = togli, prendi
va' = vai

2- Nas preposições articuladas:
a' = ai
co' = coi, cogli
da' = dai
ne' = nei, negli
de' = dei
pe' = pei, per i

3- Nas seguintes vozes poéticas:
fe' = fece
se' = sei
be' = bei
e' = egli
vo' = voglio
que' = quei
die' = diede
i' = il

4- com mo' = modo
e com po' = poco

6 comentários:

  1. Ciao Denny!! Io sono Edna, studio italiano fa tre mesi. Io bisogno scrivere una lettera con uso del passato prossimo. Lui ha alcuni esempio? Grazie!
    P.S: Se você tiver algum exemplo poderia mandar para o meu email:emsrios@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. sou totalmente leiga em italiano, mas me admira muito a cultura italiana, acho lindíssimo o país e acredito que visitando com frequência este blog me dará uma noção do idioma.qualquer dica e comentário é muito bem vindo! parabéns pela invenção!

    ResponderExcluir
  3. Ciao mi piace molto este blog! (escrevi certo, ou melhor giusto?) comecei a aprender italiano esse semestre e este blog tem me ajudado muito!
    muito obrigado, grazie!

    ResponderExcluir
  4. A minha meta para 2008 é aprender italiano. Pelo menos o básico acredito que posso aprender com a ajuda do material disponível na Internet. Este blog será uma grande ajuda.

    Camila
    mesmachuva.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  5. parceria?
    minhaitalia.blogspot.com/

    leandrocarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, primeiro quero parabeniza-lo pela iniciativa, seu blog esta muito bom. Tenho tirado muitas duvidas atraves de suas dicas e explicacoes.
    Moro na Austria a pouco menos de 4 anos, e por motivos profissionais estou estudando italiano, a principio a prossimidade entre o portugues e o italiano era maravilhosa,mas agora cheguei nas preposicoes articuladas e estou maluquinha tenho estudado cada dia mais e nao consigo entende-las, falo muito bem alemao e meus poucos erros se limitam nas "chatas" preposicoes. Gostaria de saber se tu tens dicas para conseguir entende-las seria de grande ajuda e devolveria minhas noites de sono (risos).
    Obrigada pelo seu blog tem sido realmente muito util.
    Bia
    info@brantnershop.at

    ResponderExcluir